Quando se fala em gráficos de ponta, a NVIDIA está sempre puxando a fila. A mais recente jogada da empresa é a expansão do DLSS 4 com a tecnologia Multi-Frame Generation. Isso acaba de chegar a mais três jogos, deixando a linha de compatibilidade ainda maior — já são mais de 125 games e aplicativos embarcando nessa onda. Se você acha que isso soa como puro marketing, experimenta jogar títulos como Cyberpunk 2077 ou Hogwarts Legacy com um RTX 5090 e me conta.
O que faz todo mundo falar do DLSS 4 é o salto de desempenho. Com a nova Multi-Frame Generation, a inteligência artificial é capaz de gerar até três quadros adicionais para cada frame exibido normalmente. Misture isso com as melhorias anteriores do DLSS e você chega a um boost de até oito vezes comparado ao jogo rodando do jeito tradicional. O efeito prático? Os gamers podem curtir 4K a 240 FPS, com ray tracing ativado, tendo uma experiência muito mais fluida e sem aquela sensação de input lag que tanto incomoda em jogatina competitiva.
O segredo está no uso de modelos de IA baseados em transformadores — o mesmo tipo de tecnologia famosa por alimentar chats inteligentes e reconhecimento de imagens avançado. Esses modelos conseguem prever o que está para aparecer na tela e criam múltiplos quadros intermediários, tudo em tempo real. O resultado é não só uma performance absurda, mas também imagens mais estáveis mesmo durante movimentos rápidos, detalhes nítidos e uma sensação de naturalidade rara em outras soluções.
Vale dizer: mesmo que o recurso máximo seja exclusivo das placas RTX 50 Series, boa parte do pacote do DLSS 4 (especialmente o Frame Generation) continua funcionando nas placas da linha RTX 40. Ou seja, a comunidade não fica para trás de uma hora para outra.
E para quem curte novidade, tem mais uma: a chegada dessas melhorias é constante. Os lançamentos e atualizações do DLSS vêm quase toda semana, tanto por parte dos desenvolvedores dos jogos quanto nos próprios drivers da NVIDIA. Isso está ajudando os novos jogos a já chegarem preparados para tirar proveito do Multi-Frame Generation, enquanto antigos ganham updates para acompanhar.
Se alguém ainda tinha dúvida sobre a utilidade desses avanços, basta olhar o ritmo de adesão. O DLSS 4 está sendo adotado mais rápido do que todas as gerações anteriores, não só em blockbusters, mas também em títulos menores e até em aplicações profissionais que dependem de renderização.
No final das contas, a NVIDIA está pavimentando o caminho para uma nova era dos games: mais qualidade, mais velocidade e sem precisar sacrificar a beleza visual por desempenho.